A Associação Bem Faz Bem implementou o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para jovens e adultos de 18 a 59 anos de idade em sua sede, localizada em Goitacazes. Entre as ações, está prevista a orientação para o mercado de trabalho, em parceria com a Diretoria de Trabalho e Renda da instituição.
O SCFV é realizado em grupos e organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida. A intenção é complementar o trabalho social com famílias e prevenir situações de risco social. Ele possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social.
Parte da Proteção Social Básica prevista pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o serviço é uma forma de intervenção social planejada, que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território. Organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertencimento e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.
O trabalho em Goitacazes será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, à qual será feita uma prestação mensal de contas. A implantação foi possível por meio de uma verba parlamentar de R$ 500 mil solicitada pelo vereador Igor Pereira ao deputado federal Hugo Leal. Metade deste recurso é destinado exclusivamente à aquisição de materiais e a outra metade, para custos de recursos humanos e fornecedores.
A Bem Faz Bem possui o Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS), que habilita a unidade de Goitacazes a receber recursos oriundos de emendas particulares em articulação com a rede socioassistencial do SUAS.
Com a implementação do SCFV, os familiares cadastrados no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Goitacazes terão acesso a uma gama maior de oportunidades. Um recente estudo realizado pela Consultoria Panora, a pedido da Bem Faz Bem, identificou que uma das maiores necessidades da comunidade local é a oferta de atividades ligadas à geração de trabalho e renda.