Unidade Goitacazes
Rua Norberto Siqueira Barreto, 87
Unidade Ururaí
BR-101, 101

Associação Bem Faz Bem (ABFB) – Trajetória

Em junho de 2012, dois amigos se reuniram e decidiram comprar juntos uma casa em ruínas no bairro de Goitacazes, município de Campos dos Goytacazes, RJ, com o intuito de desenvolver um trabalho social de transformação, não assistencialista, e que pudesse oportunizar a prática voluntária.

Em 5 de julho do mesmo ano iniciou-se a obra de reforma e preparação do espaço para desenvolver o projeto. Em 21 de setembro de 2013 foi fundada a Associação Bem Faz Bem, numa assembleia com a presença de 15 pessoas, sendo uma organização de direito privado, sem fins econômicos, político-partidários ou religiosos, constituída por tempo indeterminado, de caráter filantrópico, assistencial, promocional, esportivo, artístico e educacional, tendo dentre as suas finalidades estatutárias promover a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente e respectivas famílias.

O trabalho iniciou-se efetivamente em janeiro de 2014 com capoeira, ballet e reforço escolar. Novos voluntários foram chegando e as atividades ofertadas, juntamente com o público, foram aumentando. Em outubro de 2015 a instituição conquistou o Prêmio Itaú Unicef, regional e nacional, com o Projeto Aprender Faz Bem.

Em 2016 iniciou-se, no bairro de Ururaí, os trabalhos de reforma de um espaço cedido. Nasce em abril de 2017 a Unidade 2, passando a oferecer à população, gratuitamente, cursos de capacitação em: marcenaria, cerâmica artística, corte e costura, bordado à máquina e estamparia (serigrafia), além de atendimento jurídico, este em parceria com a Superintendência de Justiça da PMCG.

Na sede em Goitacazes o foco passou a ser crianças e adolescentes entre 3 e 18 anos incompletos, em situação de risco e vulnerabilidade social, na busca do incentivo ao protagonismo infanto-juvenil, mediante o desenvolvimento de oficinas socioeducativas, incluindo atividades culturais, esportivas, artísticas, orientação escolar, bem como assistência médico, nutricional, social, psicológica e pedagógica, além de rodas de conversas com os familiares.

Com a filosofia de inovações constantes a Associação Bem Faz Bem continua crescendo e aperfeiçoando seus processos. Hoje somos mais de 60 voluntários e 25 atividades ofertadas ao público.

Missão:

Desenvolver ações solidárias e empreendedoras, facilitando o acesso a direitos e promoção da cidadania, através da educação transformadora e a capacitação profissional, visando à autonomia e melhoria da qualidade de vida para todos.

Visão:

O respeito e a adesão à Associação serão ampliados junto aos territórios, setores público e privado, por desenvolver boas práticas colaborativas, inovação de processos, promoção de pessoas, melhoria constante de desempenho e desenvolvimento sustentável.

Valores:

Solidariedade, Ética, Organização, Inovação, Respeito à Diversidade e Equilíbrio Financeiro.

Solidariedade – “Um mais um é sempre mais que dois.” Beto Guedes

Ética – “Tudo que não puder contar como fez, não faça.” Immanuel Kant

Organização – “Ciência é conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada.” Immanuel Kant

Inovação – Criatividade é pensar coisas novas. Inovação é fazer coisas novas.” Theodore Levitt

Respeito à diversidade – “O sonho da igualdade só cresce no terreno do respeito pelas diferenças.” Augusto Cury

Equilíbrio Financeiro – “Expansão das receitas, racionalidade das despesas, transparência e prestação de contas, são princípios de integridade das OSCs.” Modela Hafen

Organograma

Membros do Organograma – Voluntários

Nome: Erivelton AlmeidaFunção: PresidenteE-mail: presidente@bemfazbem.org.brProfissão: ProfessorMini-Currículo: Professor de Latim e Literaturas do Uniflu e Língua Portuguesa do Município de Campos dos Goytacazes/RJ. Mestre em Cognição e Linguagem pela UENF. Graduado em Letras e Arquitetura e Urbanismo (até 10º período). Eletricitário aposentado (2009). Habilidades múltiplas em carpintaria, eletricidade, hidráulica, pintura e construção civil. Poeta bissexto.

Conselho Executivo

Nome: Edalmo PortoFunção: Vice-presidenteE-mail: edalmoporto@bemfazbem.org.brProfissão: ConsultorMini-Currículo: Administrador pela UCAM, Pós Graduação FGV e Fundação Dom Cabral. Experiência no Mercado Financeiro nas áreas de Estratégia de Empresas, Gestão com Pessoas, Finanças e Gestão da Qualidade. Apreciador da música com habilidade para tocar sanfona.
Nome: Dinês RangelFunção: Primeira SecretáriaE-mail: dinesrangel@bemfazbem.org.brProfissão: Professora e Assistente SocialMini-Currículo: Técnica em Design de Interiores. Pós-graduada em Língua Portuguesa e em Serviço Social Contemporâneo (UFF/Campos. Especialista em Terapia Familiar Sistêmica e Terapia Familiar da Criança e do Adolescente.
Nome: Jaqueline DiasFunção: Segunda SecretáriaE-mail: jaquelinedias@bemfazbem.org.brProfissão: ProfessoraMini-Currículo: Professora da Carreira de Magistério da Seeduc RJ, Membro do Conselho de Ética em Pesquisa do IFFluminense. Tem experiência na área de ensino com atuação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Projetos Educacionais e na Elaboração e Gerenciamento de Projetos Sociais.  Mestre em Ensino e suas Tecnologias, Especialista em Docência no Século XXI e Gestão de Pessoas.
Nome: Luciano SoaresFunção: Primeiro TesoureiroE-mail: contato@bemfazbem.org.brProfissão: Professor de Língua PortuguesaMini-Currículo: Graduado em Letras. Aposentado do Banco do Brasil. Habilidades: boa comunicação, poder de síntese. Habilidade musical para cantar e tocar violão.
Nome: Marília LisbôaFunção: Segunda TesoureiraE-mail: contato@bemfazbem.org.brProfissão: Mini-Currículo: Graduada em Economia, experiência em finanças, gestão de pessoas e equipes.

Conselho Fiscal

Nome: Marcelo Queiroz (Licenciado)Função: Conselheiro FiscalE-mail: contato@bemfazbem.org.brProfissão: PublicitárioMini-Currículo: Curso Superior de Direito. Habilidades em Comunicação e Publicidade.
Nome: Legino MoreiraFunção: Conselheiro FiscalE-mail: contato@bemfazbem.org.brProfissão: Agente SanitárioMini-Currículo:
Nome: Andréa Velasco NogueiraFunção: Conselheiro FiscalE-mail: contato@bemfazbem.org.brProfissão: CabeleireiraMini-Currículo: Artesã de doces, bolos e laços. Maquiadora e depiladora. Habilidades: artesanato e doceria.
Nome: Jocelito NogueiraFunção: Conselheiro Fiscal - SuplenteE-mail: contato@bemfazbem.org.brProfissão: MarceneiroMini-Currículo: Técnico em eletrotécnica aposentado. Professor de marcenaria com habilidades múltiplas para trabalhar com madeira e MDF.
Nome: Gislaine dos AnjosFunção: Conselheiro Fiscal - SuplenteE-mail: gislainedosanjos@bemfazbem.org.brProfissão: Professora de inglêsMini-Currículo:
Nome: Vinícius CoutoFunção: Conselheiro fiscal - SuplenteE-mail: viniciusribeiro@bemfazbem.org.brProfissão: Professor de violãoMini-Currículo: Técnico em estradas e músico.

Staff

Nome: Caroline Rangel AlmeidaFunção: Assessora TécnicaE-mail: assessoriatecnica@bemfazbem.org.brProfissão: Assistente SocialMini-Currículo: Pós-graduada em Gestão de Políticas Sociais para Família, Infância e Juventude. Bacharel em Direito. Habilidades: Capacidade teórico metodológica e ético-política; de elaborar, planejar, coordenar e executar projetos que viabilizem para o público atendido o acesso a garantia de direitos; Identificação das demandas para enfrentamento das questões sociais.
Nome: Flavio ViannaFunção: Assessor JurídicoE-mail: juridico@bemfazbem.org.brProfissão: AdvogadoMini-Currículo: Professor de Direito Tributário e de Judô – 1º DAN. Advogado. Empresário do segmento esportivo. Pós-graduado em Direito Tributário.
Nome: Andressa de Sousa RibeiroFunção: Assessora de ComunicaçãoE-mail: ascom@bemfazbem.org.brProfissão: DesignerMini-Currículo: Graduanda em Design Gráfico pelo Instituto Federal Fluminense.

Diretoria

Nome: Rosecarla BelmontFunção: Diretora de ArtesE-mail: artes@bemfazbem.org.brProfissão: ProfessoraMini-Currículo: Professora de História formada pela FFC(1998). Apreciadora das artes com habilidade no Teatro.
Nome: Erivelton AlmeidaFunção: Presidente e Diretor de EducaçãoE-mail: presidente@bemfazbem.org.brProfissão: ProfessorMini-Currículo: Professor de Latim e Literaturas do Uniflu e Língua Portuguesa do Município de Campos dos Goytacazes/RJ. Mestre em Cognição e Linguagem pela UENF. Graduado em Letras e Arquitetura e Urbanismo (até 10º período). Eletricitário aposentado (2009). Habilidades múltiplas em carpintaria, eletricidade, hidráulica, pintura e construção civil. Poeta bissexto.
Nome: Robson do RosárioFunção: EsportesE-mail: esportes@bemfazbem.org.brProfissão: Professor de Educação FísicaMini-Currículo: Técnico em Desportos. Pós-graduado em Treinamento Desportivo. Habilidades: Liderança de equipes, facilidade de comunicação, sempre disposto a colaborar na coletividade.
Nome: Carlos Augusto de SouzaFunção: SaúdeE-mail: saude@bemfazbem.org.brProfissão: MédicoMini-Currículo: Médico formado pela FMC (1977). Pós-graduado em Terapia Intensiva. Estudioso do Espiritismo e apreciador da música com habilidade para tocar chocalho e caixa de fósforo.
Nome: Rousali Ferreira FreitasFunção: SocioambientalE-mail: socioambiental@bemfazbem.org.brProfissão: NutricionistaMini-Currículo: Bacharela em Nutrição pela Universidade Estácio de Sá, com complementações nas áreas de Metabolismo Energético, Nutricionista na Pandemia e Metabolismo dos Carboidratos.
Nome: Edalmo PortoFunção: Trabalho e RendaE-mail: trabalhoerenda@bemfazbem.org.brProfissão: ConsultorMini-Currículo: Administrador pela UCAM, Pós Graduação FGV e Fundação Dom Cabral. Experiência no Mercado Financeiro nas áreas de Estratégia de Empresas, Gestão com Pessoas, Finanças e Gestão da Qualidade. Apreciador da música com habilidade para tocar sanfona.

Apresentação Institucional

Documentos de Domínio Públicos

Como uma instituição séria e comprometida com a transparência, fazemos questão de tornar público a nossa gestão, conforme arquivos abaixo:

Parcerias

Quando é acordado uma parceria entre uma ou mais parte para execução de um projeto.