O presidente da Associação Bem Faz Bem, Erivelton Almeida, recebeu a Carta de Anuência para a implantação de um monumento ao “índio” goitacá, decorrente do Projeto “Memória Goitacá”. Localizado na entrada de Campos, junto ao Trevo do Índio, o espaço trará esculturas representando uma família de indígenas – uma obra com a assinatura do escultor Mário Lúcio Evangelista e do arquiteto Érico Almeida. A carta foi assinada pelo prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, e entregue no dia 20 de maio.
O projeto tem por intuito promover o resgate e a valorização histórico-cultural de Campos e dos indígenas goitacás. Inscrito na Lei de Incentivo à Cultura do Estado, ele se encaminha para sua terceira fase, contando com o parecer do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes. Recentemente, o “Memória Goitacá” também foi apresentado ao Conselho Municipal de Cultura, com excelente receptividade.
O respaldo dessas instituições garante a precisão histórica – reforçada pelo desenvolvimento do conjunto de esculturas com o auxílio da professora Sylvia Paes, historiadora focada no passado goitacá.
Assim que ocorrer a deliberação do projeto e sua publicação em Diário Oficial, o projeto estará inserido na Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A partir daí, a Associação Bem Faz Bem poderá captar patrocínio para construir o monumento.