
Um espetáculo de dança para emocionar, Raízes Negras estará, nesta sexta-feira (31 de outubro), no Teatro Firjan Sesi Campos, às 20h. A apresentação será gratuita com retirada dos ingressos pelo Sympla (AQUI).
Raízes Negras é um projeto artístico e social que entrelaça dança e artes visuais para celebrar a força e a beleza da cultura afro-brasileira. Formado por 10 bailarinos (oito meninas e dois meninos), alunos da associação Bem Faz Bem, o projeto é inédito em sua proposta.
A montagem performática une dança afro, contemporâneo, capoeira, samba de roda, jazz e a dança folclórica do território – a Mana Chica do Caboio – e uma exposição fotográfica que permanecerá aberta ao público por um mês.
-As fotografias capturam corpos em movimento que ecoam histórias, raízes e pertencimentos registrando a dança como linguagem que guarda lembranças, atravessa gerações e inscreve no espaço a poesia da vida. Cada retrato pulsa como testemunho da ligação entre arte e território, onde artistas fazem de sua presença um ato de resistência e de afirmação cultural- definem, em texto, as diretoras do espetáculo Carolina Rangel e Marcília Dutra.
A professora de dança da associação Bem Faz Bem e bailarina Marcília Dutra assina o espetáculo como coreógrafa. Também participam da montagem a artista visual Caroline Rangel, as/os bailarinas(os) Alice dos Anjos, Ana Beatris Fernandes, Dayvid Gomes, Enaê Maciel, Evelyn Flôr, Gustavo Rangel, Micaela Cerqueira, Mikaella Lima, Mylena Dutra e Pamella Fernandes e o capoeirista Leon Denir.
Raízes Negras foi contemplado pelo edital Mosaico Rio, na categoria multilinguagem, com realização Firjan SESI.


