
Medição de peso, estatura (altura ou comprimento), perímetros cefálico, torácico, braquial e abdominal são alguns dos procedimentos que alunos da Associação Bem Faz Bem cumprem sob supervisão da equipe de Nutrição. Estes passos estão sendo fundamentais para que estes alunos do Projeto Esporte Faz Bem possam realizar a prática esportiva na instituição com garantia de mais saúde.
Segundo a equipe de Nutrição da Associação, que faz a coleta de dados por antropometria, o acompanhamento destas medidas ajuda a avaliar o tamanho e a composição corporal, identificando possíveis deficiências nutricionais, perda de peso não intencional ou excesso de gordura corporal.
– Avaliação nutricional é importante por ser um instrumento de acompanhamento da saúde e de prevenção de doenças em todas as fases da vida, podemos identificar deficiências nutricionais, excessos ou desequilíbrios que possam afetar a saúde do indivíduo – destacou a coordenadora do departamento de Nutrição da Associação Bem Faz Bem, Rousali Freitas.
Impactos positivos na vida das crianças e adolescentes
As avaliações apontam o estado nutricional de cada criança no Projeto Esporte Faz Bem. Caso o diagnostico nutricional apresente sobrepeso e /ou obesidade, Rousali aponta que este dado já indica alguma dificuldade de saúde que vai afetar de imediato na atividade física.
– Educação nutricional e alimentar junto ao esporte é bastante positivo, já que o projeto proporciona lanches qualitativos após atividade para recuperação da energia gasta no período. O nutricionista é o profissional da saúde preventiva, e com essas estratégias ajudamos as crianças na prevenção de doenças metabólicas e crônicas nas fases da vida – enfatiza.
O diagnóstico nutricional está sendo feito entre os alunos de futsal e vôlei, inclusos no Projeto Esporte Faz Bem, que é realizado através da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério dos Esportes, e patrocinado pela Eletrobras.
– Depois de realizado todo o diagnóstico nutricional e feitas as análises, atuaremos junto às famílias para garantir que nossos alunos tenham a qualidade nutricional adequada tanto para melhor desempenho em suas atividades, quanto para garantia de uma vida mais plena – pontuou a Pedagoga e Neuropsicopedagoga Institucional e voluntária no Projeto, Simone Gonçalves.
União para garantia da qualidade nutricional
Rousali lembra, ainda, que o trabalho está sendo feito através da parceria com outros profissionais e aponta esta união como fundamental.
Além da Nutricionista Rousali, a ação tem a participação de profissionais como o Professor de Educação Física Gabriel Menezes, da estudante de Nutrição Brenda Teixeira e todo o corpo técnico que atua junto ao Projeto Esporte Faz Bem, nas diversas etapas.