Depois de preparar a terra, separar sementes e mudinhas e plantá-las, alunos do projeto Esporte Faz Bem, da associação Bem Faz Bem, colhem uma leva de pés de alface da horta que desenvolvem junto à equipe de nutrição, dentro do projeto Horta do Bem.
Os alunos do Esporte Faz Bem, segundo uma das nutricionistas voluntárias da associação, Michele Chagas, já podem experimentar pratos como os sanduíches naturais feitos com os produtos orgânicos produzidos por eles mesmos.
– Nada vai para a mesa pronto. Existe todo um processo: trabalhar solo, plantar as sementes, fazer as mudinhas até ir para aquele solo onde elas têm que crescer saudáveis. Para que elas tenham sua qualidade orgânica. Estamos acompanhando o quanto os alunos estão entendendo o valor deste processo- relata.
Diversos produtos cultivados
Além da alface, também foram plantados alimentos como couve, dois tipos de manjericão, taioba, maxixe, salsão, salsinha, cebolinha, cebola branca, alecrim, coentro, alfavaca, pimentão, espinafre, entre outros.
Esta é uma das hortas que estão sendo desenvolvidas junto aos alunos. O projeto Horta do Bem abrange as hortas alimentícias e medicinais.
Para a horta medicinal, as mudas já estão sendo preparadas para plantio após finalização das obras de ampliação que o prédio da associação Bem Faz Bem tem recebido.
A responsável pela horta medicinal é a nutricionista Dulcinéa Pessanha.
Alunos trabalham em todas as etapas da horta
Desde a preparação da terra, passando pela manutenção até chegar à colheita, os alunos do Esporte Faz Bem -que praticam aulas de futsal e vôlei na Bem Faz Bem- aprendem princípios fundamentais como cuidado com o alimento e com o meio ambiente neste processo.
Quanto às aulas, Michele explica que os alunos menores ficam encantados, querem brincar e se divertir. Já os maiores, com jeitinho, vão despertando o interesse.
– Hoje já vemos o cuidado deles com a horta. Podemos ver que eles já pensam em quando vão comer este alimento. Inclusive, alguns estão montando uma horta em casa, orientando os pais quanto ao adubo orgânico que usamos, por exemplo. Cada um aprende conforme sua habilidade. E respeitamos muito essas individualidades – enfatiza Michele.
O projeto Esporte Faz Bem, cujos alunos são participantes da Horta do Bem, é realizado através da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério dos Esportes, e patrocinado pela Eletrobras.