Nossa trajetória

Em junho de 2012, dois amigos se reuniram e decidiram comprar juntos uma casa em ruínas no bairro de Goitacazes, município de Campos dos Goytacazes, RJ, com o intuito de desenvolver um trabalho social de transformação, não assistencialista, e que pudesse oportunizar a prática voluntária.

Em 5 de julho do mesmo ano iniciou-se a obra de reforma e preparação do espaço para desenvolver o projeto. Em 21 de setembro de 2013 foi fundada a Associação Bem Faz Bem, numa assembleia com a presença de 15 pessoas, sendo uma organização de direito privado, sem fins econômicos, político-partidários ou religiosos, constituída por tempo indeterminado, de caráter filantrópico, assistencial, promocional, esportivo, artístico e educacional, tendo dentre as suas finalidades estatutárias promover a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente e respectivas famílias.

O trabalho iniciou-se efetivamente em janeiro de 2014 com capoeira, ballet e reforço escolar. Novos voluntários foram chegando e as atividades ofertadas, juntamente com o público, foram aumentando. Em outubro de 2015 a instituição conquistou o Prêmio Itaú Unicef, regional e nacional, com o Projeto Aprender Faz Bem.

Em 2016 iniciou-se, no bairro de Ururaí, os trabalhos de reforma de um espaço cedido. Nasce em abril de 2017 a Unidade 2, passando a oferecer à população, gratuitamente, cursos de capacitação em: marcenaria, cerâmica artística, corte e costura, bordado à máquina e estamparia (serigrafia), além de atendimento jurídico, este em parceria com a Superintendência de Justiça da PMCG.

Na sede em Goitacazes o foco passou a ser crianças e adolescentes entre 3 e 18 anos incompletos, em situação de risco e vulnerabilidade social, na busca do incentivo ao protagonismo infanto-juvenil, mediante o desenvolvimento de oficinas socioeducativas, incluindo atividades culturais, esportivas, artísticas, orientação escolar, bem como assistência médico, nutricional, social, psicológica e pedagógica, além de rodas de conversas com os familiares.

Com a filosofia de inovações constantes a Associação Bem Faz Bem continua crescendo e aperfeiçoando seus processos. Hoje somos mais de 60 voluntários e 25 atividades ofertadas ao público.

Missão:

Desenvolver ações solidárias e empreendedoras, facilitando o acesso a direitos e promoção da cidadania, através da educação transformadora e a capacitação profissional, visando à autonomia e melhoria da qualidade de vida para todos.

Visão:

O respeito e a adesão à Associação serão ampliados junto aos territórios, setores público e privado, por desenvolver boas práticas colaborativas, inovação de processos, promoção de pessoas, melhoria constante de desempenho e desenvolvimento sustentável.

Valores:

Solidariedade, Ética, Organização, Inovação, Respeito à Diversidade e Equilíbrio Financeiro.

Solidariedade – “Um mais um é sempre mais que dois.” Beto Guedes

Ética – “Tudo que não puder contar como fez, não faça.” Immanuel Kant

Organização – “Ciência é conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada.” Immanuel Kant

Inovação – Criatividade é pensar coisas novas. Inovação é fazer coisas novas.” Theodore Levitt

Respeito à diversidade – “O sonho da igualdade só cresce no terreno do respeito pelas diferenças.” Augusto Cury

Equilíbrio Financeiro 
– “Expansão das receitas, racionalidade das despesas, transparência e prestação de contas, são princípios de integridade das OSCs.” Modela Hafen

Objetivos gerais

Promover a efetivação dos direitos das crianças, adolescentes e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social, residentes nas localidades de Goitacazes, Ururaí e bairros circunvizinhos, na busca do incentivo ao protagonismo infanto-juvenil, mediante o desenvolvimento de ações pautadas em atividades educacionais, lúdicas, culturais, artísticas, esportivas, bem como cursos socioprofissionalizantes, assistência médica, social, psicológica e nutricional, inclusive para  adultos, idosos e familiares, visando à prevenção de situações de risco social, psíquico e de saúde.

Organograma

Conselho Executivo


Marcelo Queiroz

Função: Presidente
E-mail: presidente@bemfazbem.org.br
Profissão: Publicitário
Mini-Currículo: Curso Superior de Direito. Habilidades em Comunicação e Publicidade.

Flavio Vianna

Função: Vice-Presidente
E-mail: flaviovianna@bemfazbem.org.br
Profissão: Advogado
Mini-Currículo: Professor de Direito Tributário e de Judô – 1º DAN. Advogado. Empresário do segmento esportivo. Pós-graduado em Direito Tributário.

Simone P. Gonçalves

Função: Primeira Secretária
E-mail:
Mini-Currículo:
Formação
– Graduada em Pedagogia
– Pós-graduada em Gestão e Supervisão
– Pós-graduada em Neuropsicopedagogia Institucional (TCC)

Stephany Carlos

Stephany C. do Rosário

Função: Segunda Secretária
Mini-Currículo:
Formação Acadêmica
– Licenciatura em Teatro pelo Instituto Federal Fluminense. Campus-Campos Centro.
– Curso de informática Avançada pelo Instituto Federal Fluminense. Campus-Campos Centro.

Erivelton Almeida

Função: Primeiro Tesoureiro
E-mail: contato@bemfazbem.org.br
Profissão: Professor
Mini-Currículo: Professor de Latim e Literaturas do Uniflu e Língua Portuguesa do Município de Campos dos Goytacazes/RJ. Mestre em Cognição e Linguagem pela UENF. Graduado em Letras e Arquitetura e Urbanismo (até 10º período). Eletricitário aposentado (2009). Habilidades múltiplas em carpintaria, eletricidade, hidráulica, pintura e construção civil. Poeta bissexto.

Luciano Soares

Função: Segundo Tesoureiro
E-mail: lucianosoares@bemfazbem.org.br
Profissão: Professor de Língua Portuguesa
Mini-Currículo: Graduado em Letras. Aposentado do Banco do Brasil. Habilidades: boa comunicação, poder de síntese. Habilidade musical para cantar e tocar violão.

Conselho Fiscal

Gislaine dos Anjos

Função: Conselheira Fiscal
E-mail: gislainedosanjos@bemfazbem.org.br
Profissão: Professora
Mini-Currículo:

Vilson dos Santos

Função: Conselheiro Fiscal
E-mail:
Profissão: Operador de Máquinas

Andréa Velasco

Função: Conselheira Fiscal
E-mail:
Profissão: Cabeleireira
Mini-Currículo:

Matheus Araújo

Função: Conselheiro Fiscal – Suplente
Profissão: Professor
E-mail:
Mini-Currículo: Professor de teatro, com formação em andamento em dublagem e teatro musical.
Montei peças no Colégio Estadual Paula Barroso e nas escolas particulares Centro Educacional Barreto e Eucarístico.

Raquel Barros

Função: Conselheira Fiscal – Suplente
E-mail:
Profissão: Educadora Social
Mini-Currículo:

Camilla de Abreu Gomes

Função: Conselheira Fiscal – Suplente
Profissão: Auxiliar Administrativo
Mini-Currículo:
– 2° grau completo – ISEPAM
– Técnica em Segurança do – Trabalho – Senac Campos
– Ensino superior incompleto – Pedagogia na Estácio
– Atuando profissionalmente na Associação Bem Faz Bem – Auxiliar Administrativo.

Staff

Katiana Magelo

Função: Coordenadora Projeto Aprender Faz Bem
E-mail: katianamagelo@bemfazbem.org.br
Profissão: Professora de educação infantil.
Mini-Currículo: Formação completa em Pedagogia pela Universidade Universo. Pós Graduação em psicopedagogia.

Thábata Ferreira

Função: Assessora de Comunicação
Profissão: Assessora de Comunicação
Mini-Currículo: Pós-graduada em Comunicação Empresarial Transmídia pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) e graduada em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Fluminense (Uniflu). 

Flavio Vianna

Função: Assessor Jurídico
E-mail: flaviovianna@bemfazbem.org.br
Profissão: Advogado
Mini-Currículo: Professor de Direito Tributário e de Judô – 1º DAN. Advogado. Empresário do segmento esportivo. Pós-graduado em Direito Tributário.

Diretorias

Erivelton Almeida

Função: Diretor de Educação
E-mail: contato@bemfazbem.org.br
Profissão: Professor
Mini-Currículo: Professor de Latim e Literaturas do Uniflu e Língua Portuguesa do Município de Campos dos Goytacazes/RJ. Mestre em Cognição e Linguagem pela UENF. Graduado em Letras e Arquitetura e Urbanismo (até 10º período). Eletricitário aposentado (2009). Habilidades múltiplas em carpintaria, eletricidade, hidráulica, pintura e construção civil. Poeta bissexto.

Edalmo Porto

Função: Diretor de Trabalho e Renda
E-mail: edalmoporto@bemfazbem.org.br
Profissão: Consultor
Mini-Currículo: Administrador pela UCAM, Pós Graduação FGV e Fundação Dom Cabral. Experiência no Mercado Financeiro nas áreas de Estratégia de Empresas, Gestão com Pessoas, Finanças e Gestão da Qualidade. Apreciador da música com habilidade para tocar sanfona.

Stephany Carlos

Stephany C. do Rosário

Função: Diretora de Artes
Mini-Currículo:
Formação Acadêmica
– Licenciatura em Teatro pelo Instituto Federal Fluminense. Campus-Campos Centro.
– Curso de informática Avançada pelo Instituto Federal Fluminense. Campus-Campos Centro.

Rousali Ferreira Freitas

Função: Diretora Socioambiental
E-mail: rousaliferreira@bemfazbem.org.br
Profissão: Nutricionista
Mini-Currículo: Bacharela em Nutrição pela Universidade Estácio de Sá, com complementações nas áreas de Metabolismo Energético, Nutricionista na Pandemia e Metabolismo dos Carboidratos.

Simone P. Gonçalves

Função: Diretora de Esportes
E-mail: 
Mini-Currículo:
Formação
– Graduada em Pedagogia
– Pós-graduada em Gestão e Supervisão
– Pós-graduada em Neuropsicopedagogia Institucional (TCC)