Nossa trajetória
Em junho de 2012, dois amigos se reuniram e decidiram comprar juntos uma casa em ruínas no bairro de Goitacazes, município de Campos dos Goytacazes, RJ, com o intuito de desenvolver um trabalho social de transformação, não assistencialista, e que pudesse oportunizar a prática voluntária.
Em 5 de julho do mesmo ano iniciou-se a obra de reforma e preparação do espaço para desenvolver o projeto. Em 21 de setembro de 2013 foi fundada a Associação Bem Faz Bem, numa assembleia com a presença de 15 pessoas, sendo uma organização de direito privado, sem fins econômicos, político-partidários ou religiosos, constituída por tempo indeterminado, de caráter filantrópico, assistencial, promocional, esportivo, artístico e educacional, tendo dentre as suas finalidades estatutárias promover a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente e respectivas famílias.
O trabalho iniciou-se efetivamente em janeiro de 2014 com capoeira, ballet e reforço escolar. Novos voluntários foram chegando e as atividades ofertadas, juntamente com o público, foram aumentando. Em outubro de 2015 a instituição conquistou o Prêmio Itaú Unicef, regional e nacional, com o Projeto Aprender Faz Bem.
Em 2016 iniciou-se, no bairro de Ururaí, os trabalhos de reforma de um espaço cedido. Nasce em abril de 2017 a Unidade 2, passando a oferecer à população, gratuitamente, cursos de capacitação em: marcenaria, cerâmica artística, corte e costura, bordado à máquina e estamparia (serigrafia), além de atendimento jurídico, este em parceria com a Superintendência de Justiça da PMCG.
Na sede em Goitacazes o foco passou a ser crianças e adolescentes entre 3 e 18 anos incompletos, em situação de risco e vulnerabilidade social, na busca do incentivo ao protagonismo infanto-juvenil, mediante o desenvolvimento de oficinas socioeducativas, incluindo atividades culturais, esportivas, artísticas, orientação escolar, bem como assistência médico, nutricional, social, psicológica e pedagógica, além de rodas de conversas com os familiares.
Com a filosofia de inovações constantes a Associação Bem Faz Bem continua crescendo e aperfeiçoando seus processos. Hoje somos mais de 60 voluntários e 25 atividades ofertadas ao público.
Missão:
Desenvolver ações solidárias e empreendedoras, facilitando o acesso a direitos e promoção da cidadania, através da educação transformadora e a capacitação profissional, visando à autonomia e melhoria da qualidade de vida para todos.
Visão:
O respeito e a adesão à Associação serão ampliados junto aos territórios, setores público e privado, por desenvolver boas práticas colaborativas, inovação de processos, promoção de pessoas, melhoria constante de desempenho e desenvolvimento sustentável.
Valores:
Solidariedade, Ética, Organização, Inovação, Respeito à Diversidade e Equilíbrio Financeiro.
Solidariedade – “Um mais um é sempre mais que dois.” Beto Guedes
Ética – “Tudo que não puder contar como fez, não faça.” Immanuel Kant
Organização – “Ciência é conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada.” Immanuel Kant
Inovação – Criatividade é pensar coisas novas. Inovação é fazer coisas novas.” Theodore Levitt
Respeito à diversidade – “O sonho da igualdade só cresce no terreno do respeito pelas diferenças.” Augusto Cury
Equilíbrio Financeiro – “Expansão das receitas, racionalidade das despesas, transparência e prestação de contas, são princípios de integridade das OSCs.” Modela Hafen
Objetivos gerais
Promover a efetivação dos direitos das crianças, adolescentes e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social, residentes nas localidades de Goitacazes, Ururaí e bairros circunvizinhos, na busca do incentivo ao protagonismo infanto-juvenil, mediante o desenvolvimento de ações pautadas em atividades educacionais, lúdicas, culturais, artísticas, esportivas, bem como cursos socioprofissionalizantes, assistência médica, social, psicológica e nutricional, inclusive para adultos, idosos e familiares, visando à prevenção de situações de risco social, psíquico e de saúde.
Organograma
Conselho Executivo
Erivelton Almeida
Função: Presidente
E-mail: presidente@bemfazbem.org.br
Profissão: Professor
Mini-Currículo: Professor de Latim e Literaturas do Uniflu e Língua Portuguesa do Município de Campos dos Goytacazes/RJ. Mestre em Cognição e Linguagem pela UENF. Graduado em Letras e Arquitetura e Urbanismo (até 10º período). Eletricitário aposentado (2009). Habilidades múltiplas em carpintaria, eletricidade, hidráulica, pintura e construção civil. Poeta bissexto.
Edalmo Porto
Função: Vice-presidente
E-mail: edalmoporto@bemfazbem.org.br
Profissão: Consultor
Mini-Currículo: Administrador pela UCAM, Pós Graduação FGV e Fundação Dom Cabral. Experiência no Mercado Financeiro nas áreas de Estratégia de Empresas, Gestão com Pessoas, Finanças e Gestão da Qualidade. Apreciador da música com habilidade para tocar sanfona.
Dinês Rangel
Função: Primeira Secretária
E-mail: dinesrangel@bemfazbem.org.br
Profissão: Professora e Assistente Social
Mini-Currículo: Técnica em Design de Interiores. Pós-graduada em Língua Portuguesa e em Serviço Social Contemporâneo (UFF/Campos. Especialista em Terapia Familiar Sistêmica e Terapia Familiar da Criança e do Adolescente.
Jaqueline Dias
Função: Segunda Secretária
E-mail: jaquelinedias@bemfazbem.org.br
Profissão:Professora
Mini-Currículo: Professora da Carreira de Magistério da Seeduc RJ, Membro do Conselho de Ética em Pesquisa do IFFluminense. Tem experiência na área de ensino com atuação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Projetos Educacionais e na Elaboração e Gerenciamento de Projetos Sociais. Mestre em Ensino e suas Tecnologias, Especialista em Docência no Século XXI e Gestão de Pessoas.
Luciano Soares
Função:Primeiro Tesoureiro
E-mail:lucianosoares@bemfazbem.org.br
Profissão:Professor de Língua Portuguesa
Mini-Currículo:Graduado em Letras. Aposentado do Banco do Brasil. Habilidades: boa comunicação, poder de síntese. Habilidade musical para cantar e tocar violão.
Marília Lisbôa
Função: Segunda Tesoureira
E-mail: contato@bemfazbem.org.br
Mini-Currículo: Graduada em Economia, experiência em finanças, gestão de pessoas e equipes.
Conselho Fiscal
Marcelo Queiroz
Função:Conselheiro Fiscal
E-mail: contato@bemfazbem.org.br
Profissão: Publicitário
Mini-Currículo: Curso Superior de Direito. Habilidades em Comunicação e Publicidade.
Legino Moreira
Função: Conselheiro Fiscal
E-mail: contato@bemfazbem.org.br
Profissão: Agente Sanitário
Andréa Velasco
Função: Conselheira Fiscal
E-mail: contato@bemfazbem.org.br
Profissão: Cabeleireira
Mini-Currículo:Artesã de doces, bolos e laços. Maquiadora e depiladora. Habilidades: artesanato e doceria.
Jocelito Nogueira
Função: Conselheiro Fiscal – Suplente
E-mail: contato@bemfazbem.org.br
Profissão: Marceneiro
Mini-Currículo: Técnico em eletrotécnica aposentado. Professor de marcenaria com habilidades múltiplas para trabalhar com madeira e MDF.
Gislaine dos Anjos
Função: Conselheira Fiscal – Suplente
E-mail: gislainedosanjos@bemfazbem.org.br
Profissão: Professora
Mini-Currículo: Artesã de doces, bolos e laços. Maquiadora e depiladora. Habilidades: artesanato e doceria.
Vinícius Couto
Função: Conselheiro Fiscal – Suplente
E-mail: viniciusribeiro@bemfazbem.org.br
Profissão: Professor
Mini-Currículo: Técnico em estradas e músico.
Staff
Caroline Rangel
Função: Assessora Técnica
E-mail:carolinerangel@bemfazbem.org.br
Profissão: Assistente Social
Mini-Currículo: Pós-graduada em Gestão de Políticas Sociais para Família, Infância e Juventude. Bacharel em Direito. Habilidades: Capacidade teórico metodológica e ético-política; de elaborar, planejar, coordenar e executar projetos que viabilizem para o público atendido o acesso a garantia de direitos; Identificação das demandas para enfrentamento das questões sociais.
Marcelo Queiroz
Função: Assessora de comunicação
E-mail: ascom@bemfazbem.org.br
Profissão: Publicitário
Mini-Currículo: Curso Superior de Direito. Habilidades em Comunicação e Publicidade.
Flavio Vianna
Função: Assessor Jurídico
E-mail: flaviovianna@bemfazbem.org.br
Profissão: Advogado
Mini-Currículo: Professor de Direito Tributário e de Judô – 1º DAN. Advogado. Empresário do segmento esportivo. Pós-graduado em Direito Tributário.
Diretorias
Katiana Magelo
Função: Diretor de Educação
E-mail: katianamagelo@bemfazbem.org.br
Profissão: Professora de educação infantil.
Mini-Currículo: Formação completa em Pedagogia pela Universidade Universo. Pós Graduação em psicopedagogia.
Edalmo Porto
Função: Diretor de Trabalho e Renda
E-mail: edalmoporto@bemfazbem.org.br
Profissão: Consultor
Mini-Currículo: Administrador pela UCAM, Pós Graduação FGV e Fundação Dom Cabral. Experiência no Mercado Financeiro nas áreas de Estratégia de Empresas, Gestão com Pessoas, Finanças e Gestão da Qualidade. Apreciador da música com habilidade para tocar sanfona.
Marcília Dutra
Função: Diretora de Artes
E-mail: marciliadutra@bemfazbem.org.br
Profissão: Professora
Mini-Currículo: Professora de ballet clássico, jazz, dança moderna e contemporânea, street dance e ritmos. Formada em danças clássicas, já integrou diversas Cias de dança de grande notoriedade, conquistou diversos prêmios e uma bolsa de estudos na Dance Academy of Ballet Arizona nos EUA. Atua como educadora de artes e psicomotricista.
Rousali Ferreira Freitas
Função: Diretora Socioambiental
E-mail: rousaliferreira@bemfazbem.org.br
Profissão: Nutricionista
Mini-Currículo: Bacharela em Nutrição pela Universidade Estácio de Sá, com complementações nas áreas de Metabolismo Energético, Nutricionista na Pandemia e Metabolismo dos Carboidratos.
Robson do Rosário
Função: Diretora de Esportes
E-mail: robsonrosario@bemfazbem.org.br
Profissão: Professor de Ed. Física
Mini-Currículo: Técnico em Desportos. Pós-graduado em Treinamento Desportivo. Habilidades: Liderança de equipes, facilidade de comunicação, sempre disposto a colaborar na coletividade.
Carlos Augusto de Souza
Função: Diretor de Saúde
E-mail: carlosaugusto@bemfazbem.org.br
Profissão: Médico
Mini-Currículo: Médico formado pela FMC (1977). Pós-graduado em Terapia Intensiva. Estudioso do Espiritismo e apreciador da música com habilidade para tocar chocalho e caixa de fósforo.