Mais economia, sustentabilidade e cooperação coletiva são alguns dos benefícios somados à associação Bem Faz Bem, após instalação das placas fotovoltaicas para utilização de energia solar no dia a dia da instituição.
Somente nos primeiros meses de sua instalação, a sede da associação, em Goitacazes, teve considerável economia em sua conta de luz. Foi cerca de R$1.000/ mês em economia. Essa quantia, segundo o presidente da associação, Erivelton Almeida, será revertida em projetos para gerar ainda mais benefícios para crianças e adolescentes na instituição.
A Associação Bem Faz Bem possui várias parcerias com empresas e instituições. E a instalação de placas solares foi resultado de mais uma destas parcerias, desta vez, com a empresa Ferroport, instalada no Complexo Logístico e Portuário do Açu.
– A empresa do Porto do Açu fez uma doação em dinheiro ao Fundo Municipal, gerenciado pelo Conselho Municipal de Promoção da Criança e do Adolescente (CMPDCA). Como 13 instituições filantrópicas são registradas neste Conselho, decidiu-se em plenária que um percentual ficaria no Fundo e o restante dividiria entre as organizações, uma delas a Bem Faz Bem – pontuou Erivelton.
Melhorias em várias frentes de trabalho
O recurso recebido foi direcionado a duas frentes de trabalho na Bem Faz Bem: a instalação de painéis fotovoltaicos para captação e transformação de energia solar em elétrica; e benfeitorias no prédio da Bem Faz Bem de Goytacazes, que completou 11 anos de construção. O prédio recebeu reparos, pinturas, climatização e melhorias nas instalações.
Com a instalação das placas fotovoltaicas, há uma projeção de economia de 10 mil reais em doze meses. “Todo o recurso será utilizado em ações sociais”, afirmou o presidente da Bem Faz Bem.
Redução de até 90% na energia
A Sunno Energias Renováveis, empresa que ganhou a concorrência para instalação das placas para captação de energia solar na associação Bem Faz Bem, aponta uma redução de até 90% na economia de energia após conclusão dos processos.
– A partir do momento em que busca-se um projeto fotovoltaico para sua casa ou empresa, torna-se um gerador de energia do nosso país. Os projetos fotovoltaicos são muito legais por causa disso também. Cada um que adere, está colaborando com a evolução energética do seu país. O nosso trabalho é proporcionar ao cliente a realização de um projeto mais adequado possível – explica Márcio Rebel, um dos responsáveis pela Sunno Energias Renováveis.
Rebel pontua, ainda, que às vezes é preciso até algum tipo de adaptação, com estruturas metálicas, equipamentos e dispositivos para atender a necessidade do cliente. Sobre o trabalho na Bem Faz Bem, ele reforça:
– Para nós é satisfatório ver um projeto tão bonito e bem elaborado ser realizado. É uma ação diferenciada. Um trabalho que visa um objetivo muito maior que é fazer parte de uma proposta de semear o bem para as pessoas – diz.
Já em relação à sustentabilidade como vantagem, além da considerável economia financeira, ele considera a importância da utilização da energia limpa utilizada nas residências “sem poluir, sem causar nenhum tipo de transtorno ao meio ambiente e sem jogar uma carga muito pesada para o país”.
– Desta forma, você está minimizando, também, o peso que o país precisa ter para suprir a necessidade de toda uma população – conclui Rebel.