A luta dos povos originários na atualidade será uma das vertentes abordadas pelo indígena Rael Xakoiapari Tapirapé nesta quinta-feira (25), em roda de conversa na sede da associação Bem Faz Bem, em Goitacazes.
O bate-papo junto aos jovens da associação, faz parte do projeto ‘Oficina Pensar Faz Bem’ e acontece entre 8h30 e 9h30 da manhã. O tema será “Valorização e visibilidade dos povos indígenas”.
Convidado – Rael Xakoiapari Tapirapé, conhecido como MYXI’O’I por seu povo, é professor, artista tradicional e pesquisador da etnia Tapirapé/Apyãwa.
Ele é licenciado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e mestrando em Cognição e Linguagem na Universidade Estadual no Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf).
Segundo Rael, nessa roda de conversa, ele fala sobre diversidade dos povos originários do Brasil para que as pessoas presentes conheçam mais sua cultura e a língua.
Além dessas vertentes, ele ainda abordará a luta dos povos Originários atualmente.
-Quero também falar sobre preconceito, medicina tradicional, ancestralidade e explicar o que a natureza significa para nós como indígena – adiantou.