Limpar e medir o pH da terra; adicionar esterco, calcário e areia a ela. Estas foram algumas das etapas que os alunos do Projeto Esporte Faz Bem aprenderam sobre a preparação do solo para plantio dentro da primeira aula do Programa Horta do Bem -na associação Bem Faz Bem.
Esta aula aconteceu na última sexta-feira (19) na sede da Bem Faz Bem, em Goitacazes, com crianças e adolescentes que já praticam aulas como futsal e vôlei.
As aulas do Programa Horta do Bem se dividem em práticas nas hortas orgânica e medicinal. Ambas estão sendo elaboradas pelos instrutores e alunos da associação.
Saúde e conhecimento na prática
Nesta etapa, a coordenadora do Programa Horta do Bem, Michele Chagas, também mostrou para os alunos a relação do húmus de minhoca com a saúde da terra.
-Falamos sobre o trabalho das minhocas, que fazem toda a ação de composição dos restos. Falamos um pouquinho da compostagem, que pode ser caseira. Algumas crianças ficaram com medo das minhocas. Mas explicamos a importância e que eles não poderiam matá-las em hipótese alguma. Então, quando achavam, jogavam terra em cima- explicou Michele.
Michele também explicou aos alunos do Programa Horta do Bem o quanto é importante nutrir nosso corpo para mantê-lo vivo da melhor forma.
-Temos que nutrir nosso corpo e nutrir com coisas boas. Nutrir com alimentos verdadeiros e não industrializados. Temos ali na associação uma horta orgânica que eles estão aprendendo. E incentivamos, ainda, a repassar essas práticas em suas casas- destacou, enfatizando estar bem animada com os próximos encontros.
Parcerias
O Programa Horta do Bem é uma das ações que fazem parte do Projeto Esporte Faz Bem. Ele acontece por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Eletrobras e Ministério do Esporte.